quarta-feira, 1 de março de 2017

Feira do Queijo (Serpa)

















A Feira do Queijo do Alentejo decorreu no ultimo fim de semana ( 24, 25 e 26 de Fevereiro), em Serpa...
Para quem não pode visitar este magnifico espaço dedicado aos sabores e saberes do Alentejo, aqui fica a reportagem fotográfica da autoria da nossa comadre amiga Anabela Fialho...

A tecnologia artesanal do queijo tem grandes tradições no Alentejo, onde, desde sempre, desempenhou um papel de grande importância económica.
 
O Queijo Serpa, com denominação de origem desde 1994 e denominação de origem protegida desde 1996, é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma e sabor parte fundamental do património cultural do Baixo Alentejo e em particular do concelho de Serpa.
 
Realizada anualmente em finais de Fevereiro a Feira do Queijo do Alentejo pretende primar este emblemático produto do concelho a par dos outros produtos regionais de qualidades tais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel, o pão e as azeitonas. As tasquinhas, com os petiscos locais, têm presença forte neste certame onde também é presença imprescindível o cante alentejano.
 
Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho e da cidade de Serpa, a Feira do Queijo do Alentejo, organizada pela Câmara Municipal de Serpa, constitui um passo decisivo na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais.
 Fonte: C.M. Serpa.

Sem comentários:

Enviar um comentário