quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Forte de Santa Luzia (Elvas)









O Forte de Santa Luzia situa-se na zona sul da bonita cidade de Elvas, constituindo hoje em dia um importante exemplar da arquitectura militar Portuguesa do século XVII.

Elvas, situada bem próxima da fronteira com Espanha demonstrou-se desde cedo um importante bastião estratégico, tendo-se procedido à construção desta estrutura em 1641,logo após a Restauração da Independência Portuguesa, num projecto assinado por Matias de Albuquerque, redesenhado por Sebastião Frias em forma de estrela, e posteriormente alterado por Hieronimo Rozzeti.

Este forte era uma importante parte de uma estrutura defensiva que incluía os fortins de São Mamede, de São Pedro, da Piedade e de São Francisco, integrando a decisiva praça-forte de Elvas.
Este sistema defensivo conseguiu resistir ao ataque violento aquando a Batalha das Linhas de Elvas e ao cerco do exército Espanhol de três meses, em 1659.

O Forte de Santa Luzia apresenta uma planta quadrangular com cerca de 150 metros, sendo constituído por diversos baluartes em estilo Vauban, revelins, coroas e outras obras militares. Ao centro tem um fortim do qual se eleva a Casa do Governador.
Hoje em dia o Forte alberga o interessante Museu Militar do Forte de Santa Luzia.

Sem comentários:

Enviar um comentário