terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Borba, entre as Pedreiras e o Bosque (16FEV14)













ENTRE AS PEDREIRAS E O BOSQUE – Mais de uma centena de caminheiros compareceram em Borba.
Brindados por uma fantástica manhã de sol e temperaturas bem amenas, mais de uma centena de animados caminheiros percorreram, este domingo, trilhos entre as Pedreiras do Mármore de Borba e o Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque.
Com a presença de caminheiros de Lisboa, Mérida, Badajoz, Évora, Borba e dos vizinhos concelhos da Zona dos Mármores, o Município de Borba realizou o 2º Passeio do Programa – Passeios à Descoberta de Borba, que prevê a realização de um Passeio por mês.
Desta vez fomos ver as famosas pedreiras de extracção do Mármore, grandes e profundas crateras, onde as máquinas, bem lá no fundo, mais parecem brinquedos em miniatura. Contamos com os conhecimentos sobre Mármores do Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, que, pormenorizadamente, explicou todo o processo e modo de extracção e exploração da indústria do Mármore, durante as visitas às pedreiras da Marmetal e Plácido Simões.
Tivemos ainda tempo para percorrer caminhos entre vinhas e olivais, atravessar a antiga linha de caminho-de-ferro que conduzia a Vila Viçosa, Caminho Real, e uma pequena ribeira que serviu de motivo para a brincadeira e o divertimento dos participantes.
O Passeio terminou com uma visita ao Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque, propriedade privada que os proprietários gentilmente abriram aos caminheiros. Aqui podemos ver a grande fonte de S. Pascoal, com imagem do santo em terracota, que possui poderes de prognosticar casamentos.
Visitamos ainda a capela, o claustro e o Bosque com o lago, as capelas e as Fontes! O grupo que ficou para a tarde pode ainda apreciar outro dos ícones de Borba, o famoso vinho de Borba, na típica Taberna do Larga-a-velha. Um dia por certo para mais tarde recordar!
O próximo passeio tem já data marcada para 9 de Março e iremos percorrer as Memórias da Batalha de Montes Claros.
Até breve!
Fotos e texto gentilmente cedidos pela comadre Sara Jaques.

Sem comentários:

Enviar um comentário