segunda-feira, 17 de junho de 2013

Relembrando o passado...

Ti Catarina Mecha - Monte da Casqueira
Entre Aguiar e S. Bartolomeu do Outeiro situa-se o Monte da Casqueira, outrora habitado por várias famílias e ponto de passagem no percurso que ligava ás Termas da Ganhoteira, mesmo ali ao lado, em tempos muito frequentadas devido á qualidade das suas águas medicinais particularmente milagrosas para doenças de pele.
As pessoas chegavam de localidades a muitas léguas em redor e vinham a pé, em carroças ou montadas em bestas e acampavam junto ás nascentes termais.
Pelo que sabemos, a Ti Catarina Mecha era uma pessoa afável e que estava sempre pronta a ajudar quem por ali demandava em busca das afamadas termas. Viveu nos meados do Séc. XX e fazemos um apelo aos leitores deste blog para que nos forneçam mais informações desta época.
Perguntem aos vossos avós e comentem. Partilhem connosco...
Estejam cientes que são estas memórias que não devem morrer com os nossos idosos. Ajudem-nos a manter viva a memória coletiva das nossas aldeias e vilas...
Como escreveu o compadre Hernâni Matos:
"É que a força dum povo advém da sua identidade cultural, local, regional e nacional. E isso não há globalização que consiga apagar ou formatar, porque faz parte da nossa matriz ancestral."
Foto gentilmente cedida pelo nosso compadre José Luis Rocha, de Aguiar.
Link para visualizarem a zona onde a Ti Catarina viveu:

Sem comentários:

Enviar um comentário