sexta-feira, 28 de junho de 2013

Livro dos Lavradores de Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal


Este é um livro de família sobre a ascendência paterna do autor. Além das origens dos ramos Carvalho e Vacas, foi estudada até ao presente a descendência dos oito irmãos nascidos no monte de Vale dos Açougues, nas Alcáçovas, com ramos que incluem os Carvalhos de Vale Figueiras, de São Cristóvão e de Vale Carvalho, além de apelidos Mira e Gião, e a descendência dos dez irmãos nascidos no monte da Serra dos Mendes, da antiga freguesia de São Martinho do concelho de Alcácer do Sal, mas perto de São Cristóvão, Montemor-o-Novo, com ramos de apelido Morgado, Calção, Louro, Lecas Nunes, Martins, Braga, Vacas e Castro.

O Autor

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho nasceu a 19 de Janeiro de 1941 em Montemor-o-Novo.
Formou-se em Engenharia Mecânica no IST em Lisboa e trabalhou, cerca de 40 anos, numa Metalomecânica de projecto e fabrico de equipamento pesado para barragens e de material circulante de caminho de ferro, a Sorefame, depois adquirida pela Bombardier. Foi mais de 10 anos Chefe do Gabinete de Projecto de Material Circulante e Coordenador de projectos de investigação europeus, Safetrain e Safetram. Casado desde 1966, reside em Montemor-o-Novo e Lisboa.Foi director, largos anos, do Club de Montemor e fundou a Conferência Vicentina de Montemor. Actualmente reformado é o responsável da Sociedade de S. Vicente de Paulo para a Arquidiocese de Évora.
O autor publicou anteriormente “O Fracasso de um processo – A Reforma Agrária no Alentejo” (1977), “Caminho na Bruma, poemas” (1976), “Forcados Amadores de Montemor” (1990), “O Mundo do Bem” (2003), como edições de autor (este ultimo também num site da internet, Mundo do Bem, em português, inglês e espanhol), e um artigo de genealogia “Família Nunes Rolão Corvo de Alcácer do Sal”, publicado na revista “Raízes e Memórias” (2007), todos depositados na Biblioteca Nacional.
Criou também uma reportagem quase completa da sua família, incluindo genealogia e fotografias, no site da internet Geneall Portugal.
   


Sem comentários:

Enviar um comentário