terça-feira, 4 de junho de 2013

Alcácer do Sal






O concelho de Alcácer do Sal, encontra-se situado à beira do estuário do Sado. Integra o distrito de Setúbal , juntamente com mais doze concelhos, tendo uma área de 1.465,3 Km2, com uma população a rondar os 14.000 habitantes integrados em seis freguesias.
As origens de Alcácer do Sal diluem-se no tempo. Ao longo dos anos foram encontrados vestígios das mais diversas origens. Desde artefactos do paleolítico inferior com cerca de 40.000 mil anos, passando por vestígios da presença de povos do mesolítico na zona de Comporta, testemunhos das primeiras produções de cereais e de criação de gado, sinónimo de sedentarização. Na idade do ferro, Alcácer do Sal destaca-se em toda a região chegando a ter a sua própria moeda.
Com a chegada dos romanos, Alcácer do Sal tem um desenvolvimento repentino, constituindo-se a ”Salatia Urbs Imperatoria”, continuando a cunhagem da sua própria moeda, como era habitual nos centros de grande desenvolvimento da época. A economia desenvolveu-se com base no comércio das lãs e principalmente do Sal, sendo o rio Sado o meio preferencial de comunicação e de trocas comerciais.


Os percursos pedestres do concelho de Alcácer do Sal aliam a observação da fauna e da flora e a descoberta do património construído e edificado, impulsionando comportamentos saudáveis e positivos para com o espaço natural. 

Sem comentários:

Enviar um comentário