domingo, 6 de maio de 2018

Romaria a Cavalo ( By Francisco Fadista)












A chegada da Romaria a cavalo Moita-Viana do Alentejo é sempre um momento que atrai dezenas de amantes da fotografia a esta vila alentejana.
Estas são fotos do nosso compadre Francisco Fadista...

A Romaria a Cavalo é uma tradição comum aos dois concelhos, que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D'Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D'Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, sendo realizada no último fim de semana do mês de abril, aquando da Procissão de Nossa Senhora D'Aires.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, nos dias de hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo foi distinguida, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”.
Poderá acompanhar-nos no Facebook em: www.facebook.com/RomariaACavaloMoitaVianaDoAlentejo


Ler mais: https://www.artm.pt/atividades/romaria-a-cavalo-moita-viana-do-alentejo/

Sem comentários:

Enviar um comentário