quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Vila Boim















Hoje estamos no distrito de Portalegre, no concelho de Elvas, para visitar Vila Boim.
Actualmente Vila Boim está integrada na União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.
É uma localidade rural do concelho de Elvas mas já foi sede de concelho até 1836, quando passou administrativamente para Elvas. 
A sua principal actividade económica é a agricultura.
A história de Vila Boim começa ainda na idade do Ferro, onde provavelmente se construiu um Castro, dada a sua localização cimeira e estratégiaca. Esse pequeno povoado foi de seguida aproveitado e acrescentado pelos Romanos e ocupado a partir do século VIII pelas populações Islâmicas. Ganha entáo o nome de Moçarava o que significa que era habitada por populações moçárabes, cristãos. 
Após a conquista Portuguesa na década de 1250, Moçarava foi duada a D. João de Aboim que mudou o nome da Vila para Villaboim. Segundo os registos históricos, a Igreja Matriz terá sido construída por volta do ano de 1262 e foi reconstruída entre 1778 e 1785. 
Em 1478, o Duque de Bragança pretende construir um Castelo em Vila Boim, mas o Castelo só seria uma realidade no século seguinte.
No reinado de D. Manuei I , Vila Boim ganhou novo foral a 1 de Julho de 1518. Durante a Guerra da Restauração a vila seria arrasada pelas tropas Espanholas e as suas fortificações destruídas.
O património histórico imóvel de Vila Boim é marcado pela Igreja Matriz,reconstruída no século XVIII , pela Igreja de São Francisco, inaugurada em 1741 e também pelos passos da Via Sacra. Do Castelo e das Fortificações encontram-se apenas alguns vestígios e as Capelas de São Bartolomeu e Stª Maria Madalena foram demolidas no século XIX. 
Tem uma gastronomia e uma doçaria típica do Alentejo onde se pode destacar os Borrachos e os Anéis ou Argolas meladas.
Visite que vale a pena...

Texto da autoria do nosso compadre  José Pessoa.
Fotos retiradas da Internet.
Foto Aérea: A Terceira Dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário