domingo, 10 de dezembro de 2017

Ferreira do Alentejo


















Em Ferreira do Alentejo há que conhecer a natureza contrastante do seu território, a cultura e o património da vila. O melhor é que não temos que escolher. Comecemos pela vila e pelo seu Rossio de onde emanam as ruas que nos contam a sua história. Temos as igrejas, as capelas e os solares de épocas várias que são um mosaico do tempo.
E no campo temos o montado e os pinhais, as rias, albufeiras, o olival e também a urze, a esteva e o rosmaninho. Fazem-nos companhia as cegonhas, o falcão-pequeno, a garça real, a galinha de água e o pisco de peito azul. Com sorte, poderemos ver o javali, o coelho e a lebre, o texugo e mesmo a raposa. Os nossos passos  têm também de nos levar à aldeia de Peroguarda.
Texto copiado de : http://portugaldelesales.pt/
O município de Ferreira do Alentejo inaugurou em Outubro de 2017 a Casa do Vinho e do Cante, na antiga Taberna Zé Lélito, em Ferreira do Alentejo, recuperada para o efeito.
Com um investimento de apenas 10 mil euros, fica assim criado um núcleo museológico que tem por objetivo recuperar a memória das antigas tabernas tradicionais e as diferentes manifestações de Património Cultural Imaterial, nomeadamente as relacionadas com o “saber fazer” do vinho em talha, da poesia popular, do Cante e do receituário tradicional que caraterizaram e ainda caraterizam a vida cultural do concelho.  (https://tribunaalentejo.pt/)
Fotos da autoria da nossa comadre amiga Anabela Fialho.

Sem comentários:

Enviar um comentário