quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A velha Ponte de Rio Mourinho (Santa Susana)









Quem dá mais?
Perdoem-me os compadres a ousadia, mas não resisti, pois achei piada, a diferentes noticias sobre esta ponte que simboliza a " seca " que vivemos actualmente.
Ora o DN avança que a ponte não é visível há cerca de 19 anos, o CM fala em cerca de duas décadas, a RTP diz que são 18 anos e a TVI fala em uma geração, "não vai de modas" e diz que a ponte não é vista há coisa de 60 anos.
Pois bem, eu fui pesquisar... 
( pausa técnica para poder assimilar essa ideia de eu a pesquisar)... 
E estamos de acordo, se eu afirmar que a ponte não está visível porque está submersa pela água da barragem do Pego do Altar.? (construída em 1949).
E caramba, pensei eu para comigo,deve haver um site qualquer do governo que monitorize e disponibilize o histórico das cotas das bacias hidrográficas! e não é que existe!! e aqui revelo a minha fonte, para os mais cépticos poderem "ver para crer". snirh.apambiente.pt
E meus amigos, devo dizer que ninguem acertou neste jogo do quem dá mais, pois a ponte sobre o Rio Mourinho, pelo menos em 1995 estava também visível. O número mágico é 22 anos portanto.
Também em 1995 houve um período de "seca" e a barragem do Pego do Altar, registou em Agosto uma cota de 30.53m (8.4%) e em Setembro baixou para uns incríveis 5.9% com uma cota de 27.87m, actualmente com a ponte visível ( Agosto de 2017 ) tem cota de 32.74m (10.9%) e em Setembro de 2017 baixou também para os níveis homólogos de 1995.
Pronto era só isso, bem sei que são apenas números, e que no fundo não altera a honestidade da noticia, mas fiquei curioso e fui pesquisar, Beijinhos.
Texto da autoria do nosso compadre Hugo Rainho

Fotos da autoria da nossa comadre amiga Ana Dores.

Sem comentários:

Enviar um comentário