terça-feira, 15 de agosto de 2017

Andanças 2017





















O Andanças é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes: este é o resultado das sinergias que se geram entre cidadãos do mundo, ávidos de partilhar saberes. Desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, etc. Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência.

 Desde 1996 que o Andanças reúne anualmente pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, constituindo uma alternativa aos outros festivais de Verão. É um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.
Este ano , o local escolhido para ser palco do Andanças17, foi a bonita vila de Castelo de Vide.
Durante quatro dias, de 8 a 11 de Agosto, a vila de Castelo de Vide acolheu e foi um dos cenários da edição deste ano. Num formato reconhecido por todos e que continuará a ter por base os pilares do Andanças -  dança e música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade – esta edição pretendeu manter a qualidade, a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como laboratório de ideias, experiências e criações como génese de sonhos e momento de sinergias.
Texto: https://www.viralagenda.com/pt/events/335863/festival-andancas-2017
Fotos gentilmente cedidas pelo nosso compadre amigo José Manuel Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário