sábado, 29 de julho de 2017

Mosteiro de S. Bento de Avis


Grande orgulho Patrimonial da bonita vila de Avis, na vasta região Alentejana, o Convento da Ordem de Avis, ou Mosteiro de São Bento de Avis, alberga em si uma rica história, sede da importante Ordem de São Bento.
O território de Avis foi doado pelo rei D. Afonso II, em 1211, à Milícia dos Freires de Évora, fundada em 1175, e posteriormente transformada em Ordem de São Bento, que aqui construiu o seu castelo e povoou o que vir...ia a ser Avis.
A sede da Ordem foi transferida para Avis entre 1214 e 1223, construindo primeiramente ainda em inícios do século XIII o Castelo e o conjunto conventual que a albergou, dando origens posteriormente a uma das mais brilhantes dinastias Portuguesas, a de Avis, iniciada pelo rei D. João I, Mestre de Avis.
A Ordem usufruía, então, de um grande poder secular e religioso na vila, não tendo sido permitida a instalação de qualquer outra entidade religiosa na região.
O conjunto conventual era composto pela igreja, à volta da qual foram construídas a sacristia, o claustro e a antiga residência dos mestres da Ordem de Avis, de um lado, e do lado oposto, a hospedaria, o dormitório e o pátio das cisternas. Hoje em dia, são apenas visíveis a Igreja, o claustro, a Cisterna, a Sala do Capítulo que alberga o interessante Museu Municipal de Avis e o Refeitório.
A Igreja foi reconstruída no início do século XVII, de acordo com o projecto de Baltazar Álvares, que a transformou numa Igreja-Salão. Por esta altura foram também aumentadas as dependências conventuais.
Posteriormente, no final do século XVII, foi reconstruída a capela-mor.
Hoje em dia, devido às alterações que se denotaram desde o século XVII, mas também ao abandono, venda e desmembramento de diversas partes do conjunto conventual, restam somente partes do que teria sido outrora a sede de uma das ordens militares mais poderosas do País. Não obstante, vale a pena conhecer parte tão importante do Património Português e da Região Alentejana. (guiadacidade.pt)

Foto: Joaquim Marchão

Sem comentários:

Enviar um comentário