sábado, 3 de junho de 2017

Bom dia Cerâmica !...





Este fim-de-semana, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo e Viana do Alentejo participam na iniciativa europeia "Bom Dia Cerâmica", criada em Itália e alargada pela primeira vez a vários países da Europa.
Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo e Viana do Alentejo juntam-se este fim-de-semana a mais de uma centena de cidades da Europa numa edição piloto do Bom Dia Cerâmica. A iniciativa, criada em Faenza, Itália, pela associação italiana de cidades cerâmicas, alarga-se este ano, pela primeira vez, a países europeus com associações congéneres...
Texto copiado do site: http://www.publico.pt/

O Museu do Barro é inaugurado em 2009, no merecido testemunho aos seus atores e enquanto instrumento de inquestionável importância na preservação e revitalização da olaria tradicional de Redondo cujo reconhecimento extravasa fronteiras colecionando os mais rasgados elogios.

Resguardado pela intimidade que o Convento de Santo António lhe confere, o Museu do Barro convida a acompanhar o percurso histórico da olaria redondense, bem como apreciar e adquirir peças representativas das várias formas de trabalhar o barro. Para além da sua vertente museológica, oferece ainda uma vertente lúdica e pedagógica cujo objetivo passa pela sensibilização dos jovens, face a uma das tradições mais vincadas do concelho.

Nesta lógica de formação de públicos, o Museu do Barro desmultiplica-se num ateliê de formação que atua em proximidade com a comunidade escolar assumindo o serviço educativo como uma das suas principais valências.

A completar, como resultado de uma estratégia de descentralização, é possível ainda ao visitante percorrer as nove olarias do concelho, podendo assim acompanhar de perto e experienciar o intemporal trabalho na roda dando ainda, quem sabe, forma às suas próprias criações.

Venha perder-se pelos percursos das olarias e dos barreiros, ao sabor dos melhores vinhos de Redondo.
Texto: C. M. Redondo.

Fotos cedidas pela C.M. Redondo.

Sem comentários:

Enviar um comentário