terça-feira, 14 de março de 2017

Abibe











A Abibe-comum (Vanellus vanellus), também conhecido como o Quem-quem ou quero-quero (imitação do seu grito), Tarambola-verde (enfatizando a cor da plumagem) ou (nas Ilhas Britânicas) apenas Abibe (que se refere à sua maneira peculiar, errático de voar), é uma ave da Família dos Quero-quero. É comum em áreas de clima temperado da Eurasia. 

MIGRATÓRIOS
              Ave migratória, faz a invernada mais ao sul, no norte da África, no norte da Índia, Paquistão e partes da China. Migra principalmente por dia, muitas vezes em grandes bandos. Ocasionalmente é um vagabundo na América do Norte, especialmente depois de tempestades, houve avistamentos no Canadá após as  tempestades de Dezembro de 1927 e de  Janeiro de 1966.

REPRODUÇÃO
              É uma ave pernalta que se reproduz em terra cultivada e outros habitats de vegetação curta. De 3 a 4 ovos são colocados em uma raspagem do solo. O ninho e jovens são defendidos ruidosamente e de forma agressiva contra todos os intrusos,  incluindo cavalos e gado.

              No inverno, ele forma enormes bandos em terra aberta, particularmente terras aráveis ​​e de lamaçais.

DESCRIÇÃO
              O Abibe-comum é uma ave de 28 a 33 centímetros de comprimento e uma envergadura longa com 67 a 87 centímetros de envergadura e uma massa corporal de 128 a 330 gramas. E tem asas arredondadas e uma crista. Também é o mais curto de pernas dos Quero-queros. É principalmente preto e branco, mas a volta é matizado verde. 

DIMORFISMO SEXUAL
              O macho tem uma longa crista e uma coroa preta, garganta e peito contrastando com um rosto de outra forma branco. As fêmeas e aves jovens têm cristas mais curtos, e têm cabeças menos  marcados, mas as plumagens são bastante similares.           

ALIMENTAÇÃO
              Alimenta-se principalmente de insetos e outros pequenos invertebrados. Esta espécie alimenta-se muitas vezes em bandos mistos com maçaricos douradas e gaivotas de cabeça preta, este último muitas vezes roubando os dois maçaricos, mas proporciona um elevado grau de proteção contra predadores.

              Tal como os maçaricos-de-ouro, esta espécie prefere se alimentar à noite, quando não há luar.
              O Abibe-comum é uma das espécies a que o Acordo sobre a Conservação de África-Eurásia Aves Aquáticas Migratórias (AEWA se aplica).

OVOS DE COLHEITA
              "Ovos de tarambola" eram uma iguaria cara da Europa vitoriana, mencionado no Evelyn Waugh's Brideshead Revisited, sobre a sociedade aristocrática britânica em 1920-1940. Na Holanda existe uma competição cultural-histórica para encontrar o primeiro ovo de Quero-quero do ano (het eerste kievietsei). É especialmente popular na província de Friesland, mas também existem competições regionais. A Recolha de ovos de Abibe é proibida pela União Europeia.

MITOLOGIA
              O pássaro que se refere o traduções inglesas de Ovídio's Metamorphoses, livro 6 (a história do rei Tereus da Trácia, que estupra a irmã de sua esposa, Philomela, e corta a língua para fora), como Abibe é, provavelmente, a poupa do norte. Tereus é transformado em um epops (6,674); Ovídio presumivelmente tinha o poupa em mente, cuja crista indica seu status real e cujo longo, bico afiado é um símbolo de sua natureza violenta.


Texto e algumas das fotos copiadas do blogue do nosso compadre Geraldo Barros:

Sem comentários:

Enviar um comentário