quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Serra da Lor (Olivença)







Nas cercanias de São Jorge da Lor, a sul de Olivença, a Serra de Lor constitui uma boa alternativa de caminhadas para quem goste de natureza em estado puro.
Recomendamos a todos que percorram esta Serra na Primavera, altura em que poderão apreciar uma enorme quantidade de Estevas Cor de Rosa ( Rosas de Jerusalém) a desabrochar.

"Uma das localidades frequentada pelos contrabandistas de Ferreira de Capelins era São Jorge da Lor, já na serra do mesmo nome. Ficava distante de Ferreira de Capelins, mas era muito segura e faziam-se boas vendas do dito café. A segurança era mantida pelo Ti Farinha, natural da aldeia do Outeiro e casado com uma senhora espanhola, dessa aldeia. O Ti Farinha tinha uma estratégia infalível que garantia a segurança a todos os contrabandistas face ao seu inimigo que era a guarda civil à qual chamavam os "carabineiros", que nesta àrea do Concelho de Olivença, eram muito perigosos, porque andavam a cavalo pelas aldeias e pelo campo. Porém, não faziam farinha, com o Ti Farinha, porque tinha sempre 3/4 homens de serviço, sentados em bancos, petiscando e bebendo alguns copitos e assim que os contrabandistas apareciam perto de São Jorge, no caso de a guarda lá estar ou por perto, levantavam os braços em sinal e eles logo se afastavam e escondiam, quando o caminho estava livre, os mesmos homens faziam sinal para os contrabandistas se aproximarem..."
Texto copiado do blogue: http://amigosdecapelins.blogspot.pt/

Fotos gentilmente cedidas pela nossa comadre e amiga Anabela das Dores.

Nota- Descubra também Olivença e o seu passado. Percorra as ruas desta vila e fale com os Oliventinos. Vai surpreender-se pela positiva !...

Sem comentários:

Enviar um comentário