terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pelos Trilhos de Monfurado (Santiago do Escoural)








No passado sábado, 20FEV16, a malta do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails percorreu cerca de 12 kms nos arredores de Santiago do Escoural, em plena Serra de Monfurado. Com 28 participantes, esta caminhada teve como objetivo dar a conhecer um dos recantos mais bonitos e quase completamente desconhecido do Alentejo Central.
Agradecemos á Padaria do Ernesto (em Alcáçovas) a oferta dos já habituais bolinhos secos e á Junta de Freguesia do Escoural a simpatia com que nos receberam.

Esta Serra, com 424 de altitude máxima, encontra-se integrada na Rede Natura 2000 e apresenta-nos um clima tipicamente mediterrâneo. O Monfurado é uma área que se estende pelos concelhos de Évora e Montemor-o-Novo, caracterizada pela actividade agro-silvo-pastoril, cujas práticas tradicionais contribuem em muito para a diversidade de plantas, animais, habitats naturais e beleza da sua paisagem.


No final do século XIX e início do século XX foram exploradas várias minas, que deixaram como vestígios cortas a céu aberto, galerias, antigos edifícios de apoio e as plataformas das antigas linhas de caminho-de-ferro que serviam as minas dos Monges e da Nogueirinha.
O topónimo Monfurado (Monte Furado) terá tido origem nas inúmeras cavidades aí existentes, quer grutas naturais em formações calcárias (por exemplo, a Gruta do Escoural) quer galerias resultantes da exploração de minérios de ferro, que remonta comprovadamente à época romana (por exemplo, a Mina dos Monges). 
Link para visualização do percurso:  
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12328710




Sem comentários:

Enviar um comentário