domingo, 31 de maio de 2015

Judeus em Castelo de Vide



Foi no séc XIV, que D. Pedro I aforava a Mestre Lourenço seu físico, provavelmente judeu, uma terra em Castelo de Vide, sendo vários os documentos datados do século XV que testemunham a existência da comunidade judaica da vila. Em Castelo de Vide a Judiaria desenvolveu-se na encosta da vila virada a nascente. Ainda que estabelecido numa das zonas mais acidentadas, o bairro era atravessado por um eixo fundamental de comunicação do castelo com o exterior e vice-versa. Da presença judaica em Castelo de Vide restam alguns testemunhos materiais em que assume especial relevância o edifício onde se julga ter funcionado a Sinagoga Medieval. Outros edifícios da Rua da Judiaria, da Rua da Fonte ou da Ruinha da Judiaria mostram ainda o que resta da tradição milenar judaica de marcar a sua fé nas ombreiras das portas.

O estabelecimento da Inquisição e a publicação do Édito de Expulsão dos judeus dos reinos de Espanha por Fernando e Isabel, os reis católicos, contribuíram para o crescimento da judiaria de Castelo de Vide que mantém na toponímia das suas ruas o testemunho da presença judaica, mas também o da perseguição do Santo Ofício aos cristãos-novos.


Informação retirada do site: http://www.redejudiariasportugal.com/index.php/pt/

sábado, 30 de maio de 2015

Pedras d´Água (Viana do Alentejo)













No passado dia 23MAI15, houve caminhada organizada pelo Projeto Alcáçovas Outdoor Trails, desta vez na área das Pedras d' Água, entre Viana do Alentejo e Alvito.
Com 20 participantes, esta caminhada de 18 kms terminou em alegre convivio no Café-Restaurante "A Fonte", em Viana do Alentejo, onde a D. Adelaide tinha á nossa espera uns petiscos de fazer crescer água na boca...
Agradecemos também á Padaria do Ernesto (Alcáçovas) a oferta dos bolinhos que tão bem nos sabem logo de manhã...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dia de Romaria (24MAI15)





















Esta é uma Romaria que se repete há 459 anos...
Do alto, no seu Convento, Nª Sra da Esperança protege Alcáçovas e os seus habitantes retribuem esse favor divino com uma Romaria anual, sempre no Domingo de S. Pentecostes.
Há benção do gado, há missa, há procissão, há devoção. E há comes e bebes, há alegria e há muito convivio também...
As gentes de S. Cristovão e Alcáçovas encontram-se aqui.
Os de S. Cristovão, que é mais longe, vêm de madrugada, ainda noite escura.
Os de Alcáçovas, que é bem mais perto, já fazem o caminho á luz do dia...
Os caminhos enchem-se de gente, este local ermo faz-se vivo outra vez.
A Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, fundada em 1885, também participa e  abrilhanta o cortejo.
Decerto que a Santinha ficou satisfeita e contaremos com a sua proteção mais um ano.
E para o ano voltaremos, se Deus quiser...

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Grupo de Cante Feminino "Paz e Unidade" (By Vitor Pina)









Grupo Coral Feminino “Paz e Unidade” surgiu com a finalidade de participar num espectáculo de comemoração do Ano Santo, em 30 de Abril de 2000, no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em representação da Paróquia de Alcáçovas e por sugestão do seu Pároco de então (Salvador Dias Terra).Como a experiência se revelou estimulante e se tratava de pessoas que gostavam do cante alentejano, que na sua maioria passavam o dia a cantar enquanto realizavam os trabalhos do campo, quiseram levar por diante aquela iniciativa e constituíram o Grupo Coral. O Grupo regista uma média de 25-30 actuações por ano, sobretudo em eventos a sul do Tejo.

Fotos gentilmente cedidas pelo nosso compadre Vitor Pina.
Visite o seu blog:  http://www.vitorpina.com/



terça-feira, 26 de maio de 2015

Chocalhos em Renda...







Uma artesã natural de Alcáçovas teve uma ideia original: Porque não fazer chocalhos em renda?
Esta seria uma justa homenagem a todos os Mestres Chocalheiros de outros tempos, gente que tornou Alcáçovas na "Capital do Chocalho", pessoas que fizeram da Arte Chocalheira o seu modo de vida...
E a Arte Chocalheira está atualmente abrangida por uma candidatura para Património Imaterial da Humanidade.  Porque não?...
Se bem o pensou, melhor o fez.
E aqui vai a prova...