domingo, 12 de abril de 2015

Nas Pedreiras de Borba...









No passado dia 04ABR, os nossos compadres da Associação Projeto Raia Alentejana organizaram um passeio fotográfico nas Pedreiras de Borba.
E aqui fica uma pequena reportagem, com fotos gentilmente cedidas pela comadre Rosinda Louro e pelo compadre Firmino Leitão...

"Em Borba ainda temos dúvidas se podemos ou não visitar as pedreiras. Pergunta-se e a resposta é afirmativa, «claro que sim, não se esqueça é de pedir a alguém que lhe explique», diz o velhote que encontramos na rua.

Parte-se mas nem se vai muito longe pois apenas quatro quilómetros separam Borba e Vila Viçosa. E é nesta curta distância que cerca de uma dúzia de pedreiras labutam incessantemente.
No horizonte, torres de ferro erguem-se, como num campo de petróleo no médio oriente. Não são torres de petróleo, são as gruas para içar o mármore do poço. Por todo o lado há grandes montes de entulho, máquinas e camiões carregados de mármore que correm para cima e para baixo, numa azáfama. Fazem pó e ruído mas a coisa mexe.

Da estrada, escolhe-se aleatoriamente alguma pedreira e entra-se. De preferência, daquelas que se veja logo os escritórios à entrada pois torna-se mais fácil conseguir um guia. Antes de tudo, somos logo atraídos a espreitar o poço."                                            (  Texto extraido do site Life Cooler )

Sem comentários:

Enviar um comentário