sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Museu Etnográfico do Torrão

































O Museu Etnográfico do Torrão (MET) nasceu do objetivo da política cultural da autarquia de recuperar e salvaguardar o património cultural do concelho. O projeto assenta numa temática própria que desempenha um papel fundamental ao nível económico, social e cultural da freguesia do Torrão e do concelho: o ciclo do Pão.

O pão, produto simbólico e uma das bases da alimentação mediterrânica, é um dos mais importantes e conhecidos produtos tradicionais da região e a sua produção ainda marca a vida da população, como é visível pelo número de fornos e padarias que continuam a existir na freguesia. O objetivo principal da criação do museu é promover a sensibilização para o património em geral e para o património material e imaterial ligado a esta temática em especial, valorizando os saberes locais e a afirmação de uma identidade cultural. O projeto compreende uma unidade museológica integrada no local, mas, ao mesmo tempo, complementada com visitas e percursos pela freguesia e pelo concelho, numa relação próxima entre exposição e realidade.

“O Ciclo do Pão” assenta em dois tipos de espólio: os artefactos e equipamentos resultantes da recolha material, e por outro lado, os testemunhos orais e escritos e informação complementar (fotografias, documentos escritos) que apresentam este ciclo ao longo dos tempos, de uma forma completa e abrangente.

Além da exposição permanente, o MET acolhe exposições temporárias. “O Torrão de Bernardim Ribeiro e Miguel Torga”, a mostra de fotografia antiga “Torrão, o viver de uma vila” ou a exposição arqueológica “O contributo de Arqueologia para o conhecimento da história do Torrão” são alguns dos exemplos de exibições que passaram pelo museu.

O próprio espaço merece uma visita. O MET está instalado num magnífico edifício, datado de finais do século XVIII / inícios do século XIX, que funcionou como lagar de azeite, tendo sido alvo de um cuidadoso trabalho de recuperação.

Morada: Rua das Torres, 7595 Torrão
Telefone: 265 669 203
Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira e no 1º e 3º sábado de cada mês: 9h-13h às 14h-17h

Informação retirada: http://www.cm-alcacerdosal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário