domingo, 22 de junho de 2014

Terena










Terena, também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena, é uma bonita vila Alentejana, pertencente ao concelho do Alandroal, situada numa bonita região onde reina a paz de espírito, próxima da Ribeira e da Albufeira da Barragem de Lucifécit, e próxima da fronteira com Espanha.

As origens desta vila são bem remotas, existindo pela região diversos vestígios megalíticos de tempos pré-históricos, como as xistosas Antas do Lucas.
Na Idade Média esta vila sofreu um importante papel defensivo, como o prova o seu Castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana.
Pensa-se que a fundação de Terena datará de 1262, tendo sido anteriormente ocupada por outros povos, como os Mouros que aqui deixaram a sua marca.

As calmas ruas de Terena são caracterizadas pela bonita arquitectura Alentejana de casario rural alvo, de faixas coloridas, e orgulhoso Património, como é visível no antigo Castelo da vila, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, na Igreja Matriz de São Pedro de fundação anterior ao século XIV, na bonita Igreja da Misericórdia (século XVI), na Capela de Santo António (erguida em 1657), nas Ermidas de São Sebastião, de Nossa Senhora da Conceição da Fonte Santa ou mesmo nas ruínas da Ermida de Santa Clara.
Em Terena, é de destacar igualmente o Pelourinho do século XVI, a Torre do Relógio, as ruínas romanas do povoado fortificado de Endovélico e respectivo santuário, e também as ruínas do Castro de Castelo Velho.

Em Terena festeja-se anualmente Domingo e Segunda-Feira de Pascoela as Festas de Nossa Senhora da Boa Nova, com uma afamada e muito frequentada Romaria.
Todos os primeiros domingos do mês realiza-se também uma feira de Velharias no Jardim da vila.


A Lenda da Boa Nova de Terena
A origem da invocação Senhora da Boa Nova parece estar ligada à lenda da Fermosíssima Maria (Dona Maria, Rainha de Castela), filha do Rei D. Afonso IV de Portugal.
Diz a lenda que esta veio à corte solicitar a seu pai que auxiliasse o marido na Batalha do Salado.
Quando recebeu a “Boa Nova” de que o pai auxiliaria o seu marido, rei de Espanha, estaria Dona Maria nas imediações de Terena.

                                  Fotos gentilmente cedidas pelo compadre Luis Lobato de Faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário