sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

























Celebra-se hoje o Dia Internacional do Monumentos e Sítios e o tema deste ano intitula-se Lugares de Memória. Muitos são os municípios em Portugal que se associaram às comemorações deste dia, mas infelizmente nem todos o fizeram.
Muitas seriam as actividades ou eventos que se poderiam realizar e muitos seriam os locais que se poderiam visitar no Concelho de Viana do Alentejo, para comemorar este importante dia. Caminhadas, passeios culturais ou fotográficos, visitas guiadas, workshops...um infindável leque de possibilidades para valorizar o nosso Património Cultural.
Assim num hipotético evento a realizar para comemorar a efeméride e subordinado ao tema Lugares de Memória no Concelho de Viana do Alentejo sugeria uma visita à Biblioteca de Alcáçovas.

A razão resulta apenas e só, pelo facto de existir um novo espaço na biblioteca com um espólio magnifico de monografias que foi doado por duas grandes figuras da Vila de Alcáçovas. Falo do Dr. José Manuel Assunção e do Dr. Adriano Trigo de Sousa, duas grandes figuras incontornáveis da história da Vila de Alcáçovas. O Sr. Carlos Alves, tem feito um excelente trabalho de inventariação e catalogação, estando também a trabalhar no restauro de algumas monografias mais degradadas. Embora não sendo o espólio completo que esteja acessível, é um espaço que merece ser visitado e vivido, não só pelo conhecimento que encerra mas também pela documentação existente sobre a história da Vila de Alcáçovas.
Esta é a minha sugestão para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, porque sem dúvida alguma, este é um Lugar de Memória, da Vila de Alcáçovas e do Concelho de Viana do Alentejo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário