terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Raid Pedestre na Barragem de Albergaria dos Fusos.









Raid Pedestre nas margens da Barragem de Albergaria dos Fusos, efectuado em Outubro de 2012, com a participação de Florbela Vitorino, Paula Franco, Alvaro Alonso, Nuno Grave, Cédric e João Mendes.

Fica situada no concelho de Cuba, a cerca de 3 km da aldeia e a 20 Km de Cuba.
Esta barragem – outrora conhecida como Barragem do Alvito devido à sua proximidade com o  município vizinho - passou a denominar-se de Barragem de Albergaria, conforme proposta do Sr. Presidente da Camara Municipal de Cuba  reforçando a sua solicitação ao INAG e anexando cópia dos ofícios das Câmaras de Portel e de Viana do Alentejo, a propósito deste assunto (ponto 8 da acta 03/04 de 04 de Fevereiro de 2004).
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, poderá ter em breve uma praia fluvial constituindo  assim o maior projeto previsto para a aldeia.
Abastece cerca de 30 mil habitantes dos concelhos de Alvito, Cuba, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo, ocupa uma área de 1480 ha e integra-se no Plano de Rega do Alentejo. Futuramente receberá água de Alqueva através da albufeira dos Álamos.
Insere-se numa área com excelentes aptidões para o desenvolvimento do turismo, devido à existência de boas condições ambientais, recursos naturais, património natural e edificado, boas condições para a prática de actividades ao ar livre, tais como desportos náuticos e pesca desportiva entre outras.
A forma da albufeira, a beleza plano de água e a existência de alguns pontos de interesse, não só do ponto de vista patrimonial como natural, estimulam à sua descoberta, a pé ou de barco.

Sem comentários:

Enviar um comentário