sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mouraria de Beja






A Mouraria de Beja foi recuperada há pouco tempo e vale a pena percorrê-la com calma... 

Pax Julia era o nome da cidade de Beja, Portugal, no tempo da dominação romana da Península Ibérica. Pensa-se que a povoação seria já muito antiga, talvez mesmo existente nos últimos períodos pré-históricos. A avaliar pelos achados arqueológicos do seu termo, Pax Julia teria sido uma importante cidade durante a romanização do território onde hoje existe Portugal.
Foi baptizada com este nome para celebrar a pacificação da Lusitânia. O nome Júlia deve-se ao facto de ter sido Júlio César o autor dessa mesma paz. De igual modo, o imperador Augusto denominou esta importante cidade Pax Augusta, prevalecendo no entanto a denominação inicial.
Crê-se que a cidade foi fundada cerca de 400 anos a. C., pelos Celtas, e que os Cartagineses lá se estabeleceram durante algum tempo. As primeiras referências a esta cidade aparecem no século II a.C., em relatos de Políbio e de Ptolomeu.
O castelo foi originalmente edificado pelos Romanos, tendo sido alvo de frequentes reconstruções. Do século VIII até 1162, altura em que foi conquistado pelos Portugueses, esteve na posse dos Mouros.

Link para visualização de percurso na Mouraria de Beja:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3989784

Os nossos compadres da Tasquinha 32, a cerca de 25 mts do Castelo de Beja, criaram um conceito inovador e que resulta muito bem:
"Coma primeiro e passeie depois, com uma guia local do Trinta e Dois"

Mediante marcação prévia, os visitantes têm ao seu dispôr uma mostra de petiscos tipicamente alentejanos, confeccionados pela D. Silvina, a cozinheira da casa, aproveitando o facto que, no preço da refeição está incluido um gratuito passeio pedestre pela zona histórica de Beja, acompanhado por uma guia local, a comadre Maria Correia, jovem licenciada em Turismo e natural desta bonita cidade, capital do Baixo Alentejo.
O minimo de participantes destes passeios é apenas duas pessoas.

Para mais informações e marcações, o contacto é:
Snack Bar 32
Rua D. Manuel I , nº 32
7800 Beja

Telm: 961583849  ( Maria Correia)

Sem comentários:

Enviar um comentário