sábado, 11 de maio de 2013

Capela e Jardim das Conchas





Fundada em terrenos sobranceiros ao paço e adquiridos por contestação com a Câmara, pelo donatário D. Henrique Henriques, em 1622, está integrada nos velhos jardins da casa, constituindo no todo murado, um longo paralelogramo que delimita as ruas do Paço, na época chamada de D. Fernando e a dos Ciprestes. A capela, orientada para o lado do ocidente, tem uma discreta frontaria caiada de branco mas que denuncia ter sido decorada, totalmente, por elementos conchóides, calcários e de cerâmica como os subsistentes na empena triangular e no campanário, de nítida inspiração industânica.
O corpo interior compõe-se de nave com tecto cupular de linhas acentuadas, este centrado por opulento resplendor de raios abertos, de madre pérola e envolvidos de discos e outros atributos geometrizantes. A decoração comprova o sentido plástico das gerações seiscentistas, fortemente embebidas da tradição marítima dos povos peninsulares, e representa, pelo seu colorido e utilização de materiais, um dos mais curiosos e antigos conjuntos da arte híbrida, oriental-ocidental da região, que tanto foi cultivada nos jardins, cascatas, alegretes e fontes das casas nobres.
Inúmeras peças de cerâmica italiana, sobretudo pequenos covilhetes policrómicos com decoração zoo-antropomórfica, que mais parecem grutas marinhas do que um templo para meditação espiritual, na mais estranha variedade de búzios, conchas, seixos e pedrinhas marmóreas nas suas habituais cores.
O Jardim oferece, igualmente, grande interesse. Várias obras similares, da construção de D. João Henriques, adornam as paredes e nichos, pilares, alegretes tanque e varandins. O conjunto mais importante, é sem dúvida, o constituído junto ermida e da porta torreada, valorizado pelo grande painel com uma figura equestre do pai do fundador do parque, D. João Henriques, 5º Senhor de Alcáçovas, que morreu após a Batalha de Alcácer-Quibir, prisioneiro dos mouros, em 1582.

Link para o  site da Junta de Freguesia de Alcáçovas:
http://www.freguesiadealcacovas.pt/locais_interesse.htm

Fotos gentilmente cedidas pelo compadre José Manuel Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário